Como abrir conta bancária em Portugal

0
1088

É difícil encontrar alguém atualmente que viva sem acesso a uma conta bancária. Seja para receber salário, fazer pagamento ou qualquer outra transação financeira, os serviços dos bancos são fundamentais no nosso dia a dia, inclusive quando você vai morar em Portugal.

Qualquer brasileiro pode ter conta em Portugal e transferir para ela seu capital declarado no imposto de renda. O país possui vários bancos – privados e um público (CGD) -, cada um com suas taxas e suas peculiaridades. Os principais são:

Documentos para abertura de conta

A maioria dos bancos solicita os mesmos documentos para abertura de uma conta. São eles:

  • Bilhete de Identidade (B.I.) ou Cartão de Cidadão;
  • Passaporte (para cidadãos estrangeiros);
  • NIF (se a pessoa não tem Cartão de Cidadão);
  • Recibo de vencimento ou cartão profissional;
  • Comprovante de endereço (pode ser uma fatura de água, luz ou contrato de aluguel);

Geralmente o banco pede um depósito inicial, dependendo do tipo de conta. O valor varia de acordo com cada instituição bancária, mas é, geralmente, superior a 100€.

Como solicitar cartão de débito/crédito e cheque

Dependendo do tipo da conta e da movimentação financeira, é possível solicitar um cartão de débito ou crédito para o banco onde a conta foi aberta. Não é comum um banco português oferecer o serviço, por isso, o correntista deve fazer um pedido diretamente.

Quem é brasileiro vive assustado com os altos juros cobrados em operações com cartões de crédito (em torno de 500% ao ano), mas em Portugal os juros são mais baixos, por isso, dá para usar o cartão sem tanto medo (mas ainda assim com prudência!).

A solicitação de cheque (estão em desuso) em Portugal funciona de forma semelhante no Brasil. As folhas de cheque são impressas nos caixas automáticos de autoatendimento. Existe, ainda a possibilidade de pedir cheques na sua agência bancária.

Multibancos

Não se assuste se você estiver andando pela calçada e der de cara com um caixa automático na sua frente. Ou se precisar ir a uma agência bancária e não precisar de passar por nenhum detector de metais naquelas portas giratórias (quem nunca passou vergonha e precisou tirar tudo da bolsa só para falar com um atendente bancário?).

Devido à segurança existente de Portugal, o país abre mão desses itens. A rede de Multibancos está espalhada em vários pontos e permite que o correntista faça saques 24 horas. Uma dica: se você vai morar ou visitar Portugal, risque a palavra saque do seu vocabulário ou você pode até ser preso. Isso porque sacar dinheiro equivale a roubar. O correto é dizer que você vai “levantar dinheiro”.

Veja também: Entenda a taxa de IOF e como ela interfere na compra de moeda estrangeira

Posso abrir uma conta em Portugal estando no Brasil?

Alguns bancos portugueses aceitam o preenchimento do cadastro para abertura da conta caso a pessoa esteja fora de Portugal, de acordo com uma alteração às regras aprovada recentemente pelo Banco de Portugal. É assim possível abrir uma conta apenas com recurso aos canais digitais. A verificação dos elementos de identificação dos clientes poderá ser, assim, feita por videoconferência. Os bancos também oferecem contas para estrangeiros que não morem em Portugal, chamadas de contas para não residentes, porém os serviços são limitados. O interessado deve entrar em contato com cada instituição para avaliar as condições.

Internet Banking

Os bancos em Portugal também estão na era tecnológica e oferecem serviços bancários online, que podem facilmente serem acessados pelo computador ou celular. Cada instituição bancária possui seu aplicativo tanto para Android quanto iOS para a realização da maioria dos serviços disponíveis em uma agência, como crédito, transferências, pagamentos, seguros, entre outros.

Melhores bancos para estudantes

Alguns bancos lusitanos possuem vantagens para estudantes universitários, como a Caixa Geral de Depósitos, que apresenta custos de operação mais baixos e cartões de crédito. Há também o ActivoBank e o Banco CTT, que está ganhando a preferência de muitas pessoas por não cobrar nenhum tipo de taxa para gerência da conta.

Veja também: Como enviar dinheiro do Brasil para Portugal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here