Como é o clima em Portugal

1
555

Mesmo com uma área correspondente ao tamanho do estado de Pernambuco, Portugal possui estações bem definidas e um clima que varia de região para região. No Verão, é fácil encontrar cidades com temperaturas que beiram os 40°C. Já no Inverno, as regiões mais altas do país registram termômetros com números negativos e é quase certo encontrar neve por lá.

O clima mediterrânico, predominante na parte continental de Portugal, proporciona praias com águas quentes no Sul. Que o diga a região do Algarve, com águas banhadas pelo Oceano Atlântico e Golfo de Cádiz e famosas no mundo todo. Já quem busca frio e uma boa aventura na neve, basta ir na Serra da Estrela ou Serra dos Gerês que a diversão está garantida.

Por estar localizado no Hemisfério Norte, as estações em Portugal são sempre o contrário do Brasil, ou seja, quando é Inverno aqui, é Verão lá. Outra curiosidade sobre o clima de Portugal é em relação à temperatura da água. Se no Sul as praias são quentinhas, na região Norte, mesmo que o dia esteja no auge do calor e peça um banho de praia, entrar na água vai exigir no mínimo coragem, já que a temperatura média é de 14°C.

Primavera em Portugal

Após os dias de frio de Inverno, a Primavera traz temperaturas mais amenas. A estação começa em 21 de Março e se prolonga até 20 de Junho. As ruas ficam mais floridas e os dias mais quentes e mais longos. Em Lisboa, a mínima sobe para média de 12°C e a máxima já atinge cerca de 20°C. Como a estação é uma transição do Inverno para o Verão, ainda podem surgir alguns dias frios e com chuva.

Verão em Portugal

Finalmente, o Verão! A estação começa em 21 de Junho – o dia mais longo do ano – e vai até 20 de Setembro e traz muita festa, casamentos, férias, milhares de turistas e praias lotadas. É hora de aposentar o guarda-chuva, já que as temperaturas mínimas beiram os 20ºC e as máximas, dependendo da região de Portugal, como no Alentejo, podem passar dos 40° e as chuvas são raridade.

As praias do Algarve, claro, atraem portugueses e europeus de todo o continente e, quem quer ir para lá, deve se preparar para muita badalação, principalmente durante o mês de Agosto. Os dias no Verão são longos e não é difícil olhar para o céu às 21 horas e encontrar o sol ainda se pondo.

Outono em Portugal

Com a chegada do outono, as temperaturas caem de forma progressiva, preparando o país para mais um Inverno, além de já começar a se notar a presença de chuva e vento. A estação começa no dia 21 de Setembro e segue até dia 20 de Dezembro. Reza a lenda que, no dia 11 de Novembro, um cavaleiro romano cortou sua capa ao meio para dar a um mendigo para protegê-lo da chuva e do frio. Inexplicavelmente, a chuva parou e o sol e o calor se instalaram. Por essa razão, essa semana se chama de “Verão de São Martinho” e, geralmente – mesmo sendo Novembro – o calor e o sol estão garantidos.

Inverno em Portugal

O Inverno português começa no dia 21 de Dezembro e termina em 20 de Março. Os dias ficam mais curtos – o dia 21 de Dezembro é considerado o mais curto em Portugal, com cerca de 9 horas de luz natural –, mas a chuva e o vento são certezas da estação. Apesar disso, dificilmente algum plano será desmarcado nesse período, já que os portugueses se acostumaram com dias de chuva consecutiva.

Também é possível encontrar alguns dias de céu azul, mesmo com temperaturas mais baixas. Se levar em consideração que estamos falando de um país europeu, o frio é até tranquilo. Em Lisboa, normalmente a temperatura mínima não passa de 8ºC e a máxima chega aos 14ºC. Mais ao Norte, porém, o frio é mais intenso e no Porto, o clima é mais úmido e as temperaturas são um pouco mais baixas que Lisboa.

Apesar do frio duro, os termômetros nessa região ainda marcam temperaturas mais leves se comparados à outras cidades da Europa. Pode até levar certo tempo para você se acostumar ao frio, mas depois fica fácil e até gostoso para tomar um café ou outra bebida quente numa esplanada, desde que não faça muito vento.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here