Descubra o arquipélago da Madeira

0
196

A área de Portugal está dividida em continental e suas ilhas, das quais algumas formam um de seus arquipélagos mais famosos, o da Madeira. Aliás, se você já ouviu falar em Cristiano Ronaldo – eleito este ano, pela quinta vez, o melhor jogador do mundo –, provavelmente já ouviu falar na Ilha da Madeira. Além do CR7, a região é conhecida pela hospitalidade e simpatia da população, o clima ameno durante todo o ano, as paisagens únicas e a variedade de recursos naturais, históricos e culturais.

O arquipélago da Madeira fica no Oceano Atlântico. Das oito ilhas que compõem o arquipélago, apenas a da Madeira e do Porto Santo são habitadas. Desde 1976, a Madeira é uma Região Autônoma da República Portuguesa, apresentando, assim, uma Assembleia Legislativa e um Governo Regional como órgãos de governo.   

Ilha da Madeira

A ilha da Madeira, que possui como capital a cidade de Funchal, é a maior e a mais populosa do arquipélago, com 270 mil habitantes. Está localizada a aproximadamente 1000 quilômetros do continente europeu e cerca de 1h30 de voo a partir de Lisboa.

Sua posição geográfica privilegiada lhe confere um clima mais ameno, com temperaturas médias que oscilam entre os 25° C no verão e os 17° C no inverno. A corrente quente do Golfo do México deixa a água do mar muito temperada, com médias no verão de 22°C e de 18°C no inverno.

As belezas naturais da ilha da Madeira impressionam e atraem visitantes durante todo o ano, o que torna o turismo a maior fonte de receitas da economia madeirense. A partir da ilha da Madeira, é possível chegar facilmente à ilha do Porto Santo, através de uma ligação diária de navio.

Ilha do Porto Santo

A pequena ilha do Porto Santo está a 15 minutos de avião da ilha da Madeira. Apesar disso, apresenta um clima diferente, bastante seco e estável, com pouca variação térmica entre as estações, por isso, é comum poder ir à praia durante todo o ano. Seus cenários com praias, picos, mirantes e áreas de baixas montanhas conferem uma beleza exótica e única.

A ilha foi a primeira descoberta pelos navegadores portugueses, em 1418, e o nome é porque ela salvou a tripulação de uma forte tempestade em alto mar. Também foi lá que Cristóvão Colombo preparou a viagem rumo à América na época dos Descobrimentos.

As praias de areia fina e dourada da ilha do Porto Santo são um convite à parte e chamam a atenção de todo o mundo. Além das águas translúcidas, a areia possui propriedades terapêuticas raras, é suave, leve e pouco abrasiva, composta principalmente por carbonato de cálcio, sob forma de calcite, com propriedades térmicas muito particulares.

Gastronomia

A variedade de produtos regionais permite um vasto menu de especialidades gastronômicas tanto da cozinha local quanto internacional. Devido à proximidade com o mar, a maioria dos restaurantes disponibiliza excelentes pratos de marisco e de peixe fresco. Entre as iguarias locais estão Lapas grelhadas, Polvo e Camarão nas mais variadas formas, Bifes de atum e Filetes de espada à madeirense.

Outro prato famoso na região e que precisa ser provado é a “Espetada” de carne de vaca em espeto de pau-de-louro, acompanhada de Milho Frito e do típico Bolo-do-Caco com manteiga d’alho. O cuscuz de fabrico caseiro, a Sopa de Trigo, o pão caseiro amassado com batata-doce e a Carne de Vinha-d’alhos também são muito procurados.

Os doces típicos também são igualmente conhecidos em todo o país. O tradicional Bolo-de-Mel, famoso na doçaria de Natal, é feito com ingredientes ricos como especiarias variadas, frutos secos e mel de cana-de-açúcar. O Vinho Madeira possui mais de 30 castas e pode ser saboreado como aperitivo ou no final de uma refeição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here