Saiba como usar a nota do Enem para estudar em Portugal

2
694

Milhares de estudantes brasileiros se preparam para o segundo domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para o próximo dia 12. O resultado é o passaporte de entrada para o futuro universitário, inclusive para quem busca uma graduação ou intercâmbio em Portugal.

Atualmente, 27 instituições de ensino portuguesas aceitam as notas do Enem como forma de seleção de estudantes brasileiros para graduação. A partir do momento em que fazem a prova no Brasil, os candidatos já estão em condições de concorrer aos cursos das instituições.

A nota mínima do Enem para contar como forma de ingresso no curso superior em Portugal varia entre 500 e 600 pontos, dependendo da universidade. O curso de Medicina é o único que não entra no critério, sendo necessário fazer uma prova específica. O período de inscrição e seleção ocorre geralmente entre Maio e Agosto e o ano letivo tem início em Setembro.

Cada instituição de ensino portuguesa possui seus próprios critérios, exigências e data de abertura das inscrições com relação à nota do Enem. Por isso, é importante entrar em contato com a universidade pretendida para conhecer seu calendário, suas regras e os documentos solicitados, que geralmente são certificado de conclusão do ensino médio, o resultado do Enem e o passaporte, todos autenticados e apostilados via Convenção de Haia.

Também é importante levar em consideração o tempo para solicitação do visto de estudante, que varia de acordo com o consulado de cada região e a demanda de pedidos.

Desde 2014, Portugal e Brasil buscam aumentar o número de intercâmbios universitários entre os países. A primeira universidade lusitana a aceitar a nota do Enem como forma de ingresso foi a de Coimbra.

Vale lembrar que as universidades de Portugal, incluindo as públicas, são pagas. O valor anual para estrangeiros depende do curso e da instituição, mas pode variar entre 3 e 7 mil euros. Algumas universidades dão descontos para alunos que vêm de países que participam da comunidade dos países de língua portuguesa, como é o caso do Brasil.

Lista de universidades de Portugal que aceitam o Enem

Precisa de uma assessoria especializada na compra de imóveis ou um aconselhamento especializado em Direito Migratório?

O Vida Portugal tem o maior prazer em ajudar. Entre em contacto connosco!

2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Michele! A recomendação é apostilar pela Convenção de Haia todo documento internacional. Geralmente, a faculdade pede apenas uma cópia da nota do Enem e depois o aluno apresenta o documento apostilado no ato da matrícula, mas isso varia de acordo com cada instituição. Por isso, o mais indicado é você entrar em contato com a universidade pretendida. Há mais informações sobre a Convenção de Haia neste link.

      Grande abraço da equipe Vida Portugal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here