Internet, Luz, Água, Gás, Telefone: saiba como solicitar esses serviços

1
170

Assim que você chegar em terras portuguesas para morar, é preciso pensar em adquirir os serviços básicos como internet, eletricidade, água, gás e telefonia móvel. Afinal, quem vive sem esses serviços atualmente?

É por isso que o Vida Portugal preparou este guia sobre tudo o que é importante sobre esses prestadores de serviços em Portugal.

Internet

É fácil encontrar um pacote de banda larga de alta velocidade em Portugal, especialmente nas grandes cidades como Lisboa ou Porto, sendo a internet de fibra óptica a principal forma de acesso à Internet em banda larga fixa superando, em 2017, o acesso via modem cabo. O número de utilizadores de banda larga móvel (no tablet, computador portátil ou celular) tem subido, também, a um ritmo acelerado.

Há vários provedores ADSL e banda larga em Portugal, mas NOS, Meo, Vodafone e NOWO (anteriormente Cabovisão) são os mais conhecidos. Se quiser ajuda em decidir qual operadora é a mais indicada, vale a pena clicar aqui e pesquisar em sites especializados em reclamações (como este) para averiguar qual gera menos queixas dos clientes. Após decidir pelo provedor de internet, ao entrar em contato para solicitar o serviço terá de dar alguns dados pessoais, como:

  • Nome completo
  • Endereço do serviço
  • Comprovante de residência
  • Documento pessoal (pode ser passaporte)
  • Número de telefone
  • Número de identificação bancária (NIB)

Embora a obtenção de internet seja uma das prioridades após se instalar no país, uma dica importante é, antes, abrir uma conta bancária em Portugal (para obter o NIB), já que o débito automático pode render algumas taxas mais em conta. Enquanto isso, você pode usar a internet do Espaço Internet, uma enorme rede de hotspots WiFi que permite navegar gratuitamente na Internet em vários lugares, incluindo espaços abertos. Também é possível comprar pacotes de internet em sistema pré-pago ou contrato.

Eletricidade

Antigamente, quem morava em Portugal só podia usar a energia elétrica fornecida pela EDP, mas, desde janeiro de 2013, cidadãos e residentes portugueses podem escolher entre uma gama competitiva de fornecedores e mudar com alguma facilidade entre eles caso estejam insatisfeitos. Os principais fornecedores de energia em Portugal são:

Se o proprietário anterior da residência não tiver cancelado o fornecimento de energia, ele poderá facilmente ser transferido para o seu nome. Para fazer a transferência da conta ou configurar uma nova conta, você geralmente irá precisar de:

  • nome e número de contribuinte (NIF) do titular atual
  • o seu nome e número de contribuinte (NIF)
  • morada onde será realizado o abastecimento
  • Código Ponto de Entrega (CPE), ou seja, o número que identifica a instalação elétrica da sua habitação (veja na fatura anterior)
  • comprovante de residência
  • Número de identificação bancária (NIB)
  • Leituras do contador

O pagamento das contas de eletricidade portuguesa pode ser por débito direto ou boleto bancário.  Se você mora em uma propriedade mais nova e atrasar os pagamentos, seu provedor pode limitar seu suprimento por um período enquanto aguarda a quitação do débito. A melhor forma de saber qual operador de energia deve escolher poderá utilizar os simuladores disponíveis nos sites dessas empresas. No entanto – e para uma escolha mais rápida – utilize este simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Pode, também, pesquisar em sites especializados em reclamações (como este) para averiguar qual é o fornecedor que gera menos queixas dos clientes.

Água

Se você está alugando um apartamento, as contas de água devem ser levadas em consideração no pagamento das taxas de serviço. A boa notícia é que você pode beber a água da torneira, segundo a Entidade Reguladora de Qualidade e Serviços da Água. Ao se inscrever para receber um abastecimento de água em Portugal, você precisará fornecer:

  • Documentos pessoais
  • Comprovante de endereço
  • Número de telefone
  • Número de identificação bancária (NIB)
  • Leituras do contador

Se viver em Lisboa, deve entrar em contato com a EPAL para iniciar o abastecimento de água. Caso resida fora de Lisboa, deverá contactar os SMAS ou a empresa de abastecimento da sua área.

Gás

É possível encontrar gás em Portugal em duas formas: gás natural e gás propano (botijas). Dependendo da situação, pode ser mais interessante contratar gás natural ou propano. Verificam-se, normalmente, 3 situações:

  • a casa tem instalação de gás natural e sendo assim, a melhor opção é o gás natural, pois é mais acessível e conveniente;
  • a casa não tem instalação de gás natural mas você pretende continuar na casa por muito tempo. Neste caso, o investimento na instalação do gás natural vale a pena a longo prazo, pois permitirá grandes poupanças na conta de gás;
  • a casa não tem instalação e não pretende ficar muitos anos a morar nela. Nesse caso, é melhor optar pelas garrafas de gás propano.  Para mais informações sobre a contratação para o abastecimento de gás, dê uma olhada neste artigo.

Os principais abastecedores de gás em Portugal:

Se o proprietário anterior da residência não tiver cancelado o fornecimento de gás natural, ele poderá ser transferido para o seu nome. Para fazer a transferência da conta ou configurar uma nova conta, você geralmente irá precisar de:

  • nome e número de contribuinte (NIF) do titular atual;
  • o seu nome e número de contribuinte (NIF);
  • morada onde será realizado o abastecimento;
  • Código Universal de instalação (CUI), ou seja, o número que identifica a instalação do gás natural da sua habitação (veja na fatura anterior)
  • comprovante de residência (contrato de aluguel, por exemplo)
  • Número de identificação bancária (NIB)

O mercado dual, ou seja, de abastecimento por parte da mesma companhia fornecedora de luz e gás natural, está em crescimento e permite poupar quantias consideráveis. Você poderá fazê-lo através das seguintes companhias:

Normalmente, a fatura é mensal e, como em outros serviços públicos em Portugal, pode configurar um débito direto, pagar no Multibanco ou em uma agência. A melhor forma de saber qual operador de energia deve escolher é utilizar os simuladores disponíveis nos sites dessas empresas. No entanto, e para uma escolha mais rápida, utilize este simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Pode, também, pesquisar em sites especializados em reclamações (como este) para averiguar qual é o fornecedor que gera menos queixas dos clientes.

O gás propano (em botijas) em Portugal está disponível, geralmente, em postos de gasolina e supermercados maiores, embora alguns fornecedores de gás também possam oferecer um serviço de entrega. As garrafas geralmente estão disponíveis em três tamanhos: 10kg, 15kg e 20kg.

Telefone móvel

Dica muito importante: antes de ir para Portugal, verifique se o seu aparelho de telefone é compatível com GSM e se o SIM está desbloqueado.  Se ligar às redes móveis portuguesas é bem simples se o aparelho estiver desbloqueado. A maioria das operadoras móveis oferece uma excelente cobertura e grande parte do país recebe um forte sinal em todos os principais provedores móveis.

Todas as redes móveis portuguesas são GSM, assim como em toda a Europa. Se o seu telefone estiver habilitado para GSM, você pode continuar a usar seu aparelho atual em Portugal. Nesse caso, tudo que você precisa fazer é comprar um cartão SIM português e inseri-lo em seu telefone.  Se seu aparelho atual for apenas compatível com CDMA, você não poderá usar seu telefone, mesmo com um cartão SIM português, e suas únicas opções são comprar um novo celular com um SIM Portugal, quando você chegar no país. Atualmente, existem três principais operadoras móveis portuguesas:

O operador móvel português mais popular é o MEO, já que é o líder do mercado em termos de vendas. A Vodafone vem em segundo lugar e a NOS, em terceiro. Para um contrato mensal de telefonia móvel em Portugal, é preciso:

  • Número de identificação fiscal
  • Documento de identidade
  • Comprovante de endereço
  • Número de identificação bancária (NIB)

Cartão SIM pré-pago

Enquanto você decide pelo plano que irá usar ou aguarda a residência para comprovar endereço, pode comprar um Sim pré-pago. Com eles é possível fazer chamadas, enviar textos e navegar na internet e até chamadas internacionais, porém com taxas são caras. Um cartão SIM pré-pago popular em Portugal é oferecido pela Lycamobile, que é acessível, mas ainda não oferece cobertura 4G. Para mais informações, veja aqui. Os serviços em cartões SIM pré-pagos são ligeiramente mais caros que os contratos de telefonia móvel, mas são a opção mais conveniente e econômica quando você chegar, além de serem fáceis de encontrar (estão presentes em vários quiosques) e virem prontos para uso.

Loja do Cidadão

Caso você tenha problemas com alguns desses serviços, pode procurar uma Loja do Cidadão, um serviço que ajuda com serviços administrativos em Portugal minimizando a burocracia e reduzindo o tempo de espera em muitas das organizações públicas e privadas de Portugal.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here