Como é morar em Lisboa

0
573

Cosmopolita, moderna, histórica, encantadora, misteriosa, agitada, multicultural…essas são apenas algumas das características que definem bem a cidade de Lisboa. Basta uma breve caminhada de casa até a esquina para se deparar com bondinhos, azulejos coloridos, prédios antigos, restaurantes charmosos, mirantes com vistas de tirar o fôlego e muito mais.

A cidade une história e modernidade. O Bairro Alto, conhecido popularmente como bairro do Fado, reúne construções antigas, ruas, escadarias e praças que contam a história de Portugal. Ao chegar no Parque das Nações, porém, o que se vê são prédios novos e um bairro totalmente revitalizado e aberto para a modernidade.

Soma-se a isso, ainda, a vida noturna, famosa por sua diversidade e agitação, as várias opções de museus e uma agenda cultural riquíssima, além da qualidade de vida e infraestrutura da cidade, com sistemas de transportes interligados. Está aí a explicação para Lisboa ser um dos destinos preferidos de muitos brasileiros.

Aluguel em Lisboa

Lisboa é a sétima cidade mais visitada do sul da Europa e, por ser um destino turístico de destaque, o valor dos imóveis nos bairros mais próximos ao centro acabam sofrendo uma inflação. Quem opta por morar no centro desembolsa entre 200 e 300 euros para alugar um quarto. Já o aluguel de um apartamento nessa região não sai por menos de 500 euros.

O aluguel nas regiões mais periféricas é mais atrativo, mas é preciso colocar no papel os gastos extras com transporte e o tempo de deslocamento para avaliar o custo x benefício. O aluguel de um quarto em uma casa compartilhada numa região mais afastada custa de 100 a 150 euros. Já o aluguel de uma casa ou apartamento tem um custo de 200 a 350 euros.

Sobre qual é o melhor bairro para morar, aí depende do que o futuro morador busca. Para quem gosta de uma vida noturna mais agitada, a Baixa se torna uma boa indicação. Quem prefere um ambiente mais moderno pode optar pelo Parque das Nações, Avenidas Novas, Areeiro, Campo de Ourique, Telheiras e Saldanha também estão entre as regiões queridinhas para morar.

Trabalhar em Lisboa

Não é de admirar que a cidade atrai pessoas do mundo todo, e não é só para passear não. É cada vez maior o número de estrangeiros que decidem trabalhar em Lisboa e a escolhem como lar. Aliás, quando o assunto é se tornar morador da cidade, as condições se tornam bastante vantajosas.

Por ser a capital de Portugal e possuir localização estratégica no mapa do país, muitas empresas nacionais e internacionais optam por Lisboa como sede para seus escritórios, o que potencializa as oportunidades de emprego e acaba por chamar a atenção de quem está em busca de uma chance de trabalho em Portugal.

Andar em Lisboa

Apesar de ser considerada uma cidade global, Lisboa é uma capital europeia e, como tal, apresenta um trânsito que traz algumas complicações, especialmente nas proximidades do Centro nos horários de pico. Também é preciso paciência para encontrar vagas de estacionamento, principalmente nas zonas turísticas.

A boa notícia é que é possível fazer muita coisa a pé, além de contar com um vasto sistema de transporte que envolve linhas de ônibus, trem e metrô. É uma boa oportunidade para deixar o carro em casa e apreciar a arquitetura da cidade. Vale a pena!

Clima em Lisboa

O clima mediterrânico dá a Lisboa estações bem marcadas, com temperatura anual média de 17°C, e coloca a cidade como uma das mais amenas da Europa, com dias mais secos. Os meses de outubro a fevereiro são os mais chuvosos e as temperaturas mínimas não chegam a ser negativas.

Custo de vida e segurança em Lisboa

O custo de vida se torna mais elevado se comparado à outras cidades portuguesas, mas ainda se mantem mais baixo em relação à outras capitais europeias. A segurança também é um fator atrativo na cidade, já que Lisboa está entre as mais seguras da Europa. Assim como em todo ponto turístico, alguns furtos podem acontecer, mas assaltos são raridade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here