Morar no Porto: clima, mercado de trabalho, educação e mais

0
1407

A cidade do Porto é a segunda maior de Portugal e a principal da região Norte do país. Como tal, ela tem todas as características de uma cidade grande: vida cultural animada, restaurantes com culinária variada, vasta agenda de programações para toda a semana, transporte público, aeroporto internacional, muitos turistas, entre outras coisas.

Mas o Porto ainda guarda o clima aconchegante de uma cidade pequena: ruas estreitas e cheias de história, arquitetura clássica, tranquilidade, segurança, população simpática e receptiva… é por isso que a cidade entrou de vez na rota das queridinhas de muitas pessoas na escolha de um novo lugar para morar.

Os charmes da Invicta, como também é conhecida a cidade, já ganharam o mundo e não é de hoje. Basta falar nos mundialmente famosos vinhos da região. Em 2017, ela foi eleita, pela terceira vez, o melhor destino europeu segundo votação online promovida pela European Consumers Choice. Viajantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Irlanda e Canadá colocaram o Porto no primeiro lugar no ranking.

A cidade está a 313 quilômetros de Lisboa e o trajeto pode ser feito de carro, trem, ônibus ou avião. A ponte aérea Lisboa X Porto possui voos de hora em hora, todos os dias da semana, e as companhias aéreas fazem promoções constantemente, com passagens que podem chegar a €5.

Mercado de trabalho

Para quem busca uma vaga no mercado de trabalho português, o Porto abriga sedes de grandes empresas – muitas internacionais – e possui as melhores oportunidades profissionais na região Norte de Portugal.

Lazer

No quesito lazer, a cidade se destaca pela presença de praias (embora seja preciso um pouco de coragem para entrar nelas, já que a temperatura média da água fica em torno de 15º) e vários parques e espaços para caminhadas.

Por falar em lazer, é no Porto que está o Parque da Cidade, o maior parque urbano de Portugal, com uma área de 83 hectares que se estende até o Oceano Atlântico. O espaço foi projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal e finalizado em 2002 e é um verdadeiro pulmão verde dentro da cidade. Em 2000, foi selecionado pela Ordem dos Engenheiros como uma das “100 obras mais notáveis ​​construídas em Portugal no século XX”

O parque abriga vários lagos, fontes, campos de futebol, flora e fauna variada e restaurantes, além de muito espaço verde que pede um piquenique em família ou uma boa tarde de leitura na grama.

O acesso ao Parque da Cidade pode ser pela linha A do metrô, com saída na estação Câmara de Matosinhos. De ônibus, as linhas 200, 203, 205, 500, 502 e 504 passam próximo ao espaço. O parque fica aberto entre Abril e Setembro das 7h às 00h e entre Outubro e Março das 7h às 22h.

Clima

O clima na Invicta segue o perfil mais ameno do clima mediterrânico de Portugal, embora os termômetros marquem números mais baixos em relação a Lisboa e ao Sul do país. As temperaturas no Porto no Inverno variam entre os 5º e 14ºC. O Verão, porém, é caprichado no calor e não é difícil os dias atingirem os 40ºC nos meses de Julho e Agosto.

Onde morar

Como toda cidade grande e turística, morar no centro ou perto de zonas históricas no Porto vão exigir mais do orçamento. Atualmente, morar perto da Baixa e do centro histórico, próximo à Avenida dos Aliados, ou em locais como a Foz do Douro, Matosinhos Sul, Aldoar e Nevogilde, por exemplo, sai consideravelmente mais caro do que buscar um apartamento na região metropolitana, como Maia e Vila do Conde, que ficam a cerca de 20 minutos de carro do centro da cidade.

Para quem busca morar e investir mais perto dos locais principais com preços mais acessíveis, a zona da Senhora da Hora pode ser uma das soluções. Com uma localização central – a 10 minutos de metrô da Baixa –, é lá que está o NorteShopping, um dos maiores shoppings de Portugal, além da Porto Business School, uma prestigiada escola de negócios.

Para estudantes que querem algo próximo ao Polo Universitário do Porto, a zona de Paranhos é estratégica, por isso, muito procurada e os preços do aluguel seguem uma média de 500 euros. Ramalde e Campanhã também costumam ter valores mais em conta. Quem busca uma agenda cultural mais rica e agitada pode procurar casa mais perto da Baixa, mas aí é melhor se preparar para aluguéis mais caros.

Para quem quer estar perto mas não faz questão de morar no centro, há ainda a cidade de Vila Nova de Gaia, que fica literalmente na frente do Porto, separada apenas pelo Rio Douro.

Educação universitária

Por falar em estudantes, o Porto oferece uma gama de instituições de ensino que atraem universitários do mundo inteiro. Lá estão a Universidade do Porto, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Lusíada, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Portucalense, Universidade Lusófona e o Instituto Politécnico.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here