Conheça o Mosteiro dos Jerónimos

0
326

O Mosteiro dos Jerónimos é um dos pontos turísticos mais encantadores de Portugal. Declarado Monumento Nacional em 1907, classificado pela UNESCO em 1983 como “Patrimônio Cultural da Humanidade” e uma das 7 Maravilhas de Portugal, a construção de 300 metros de comprimento reina imponente em Belém, Lisboa, e atrai milhares de turistas de todo o mundo durante o ano para apreciarem a estrutura e os belos jardins ao redor.

As obras do Mosteiro tiveram início em 1502, sob as ordens de D. Manuel I, e duraram um século. O rei chegou a criar um imposto para bancar o projeto, que tributava 5% do ouro trazido da Guiné e das pedras preciosas que vinham da Índia.

O objetivo da construção era perpetuar a memória do Infante D. Henrique, devoto de Santa Maria de Belém, por isso, o mosteiro foi edificado perto do local onde o Infante, em meados do século XV, mandou edificar uma igreja à Santa. Inicialmente, o Mosteiro de Santa Maria de Belém, como era chamado, foi doado aos monges da Ordem de São Jerónimo, daí o nome pelo qual ele é conhecido atualmente.

A estrutura, em estilo manuelino e o mais notável conjunto monástico português da época, destaca a riqueza de Portugal durante o período das grandes descobertas. Os monges da Ordem ficaram responsáveis por orarem pelo rei e oferecerem conforto espiritual aos navegadores que partiam dali para conquistarem o mundo. Após 300 anos ocupando o espaço, os Monges deixaram o Mosteiro em 1834, quando as ordens religiosas foram extintas em Portugal.

O Mosteiro dos Jerónimos acolhe túmulos de vários reis – incluindo o próprio D. Manuel I e seus descendentes –, rainhas e grandes nomes da história portuguesa como o navegador Vasco da Gama e os poetas Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa.

Uma dica valiosa: aproveite a visita ao Mosteiro dos Jerónimos para saborear um autêntico pastel de Belém, que fica ao lado do monumento. Dá, ainda, para conhecer a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, que estão quase em frente ao Mosteiro.

Preços e horários

O Mosteiro dos Jerónimos abre de terça a domingo. De Outubro a Abril, o monumento fica aberto das 10h às 17h30, sendo a última entrada às 17h. Já de Maio a Setembro, o horário de funcionamento é das 10h às 18h30 e a última entrada é às 18h.

Os bilhetes podem ser adquiridos no local. Os preços são:

  • Bilhete individual: 10 euros.
  • Maiores de 65 anos: 50% de desconto.
  • Bilhete de família (2 adultos + no mínimo 2 filhos de 13 a 18 anos): 50% de desconto.

A visitação à igreja é gratuita. A entrada é livre no primeiro domingo do mês até às 14h e para crianças de até 12 anos.

Como chegar

O Mosteiro fica na Praça do Império, na região turística de Belém, por isso, o acesso é bem fácil. As linhas de ônibus 727, 28, 729, 714 e 751 passam por lá, além do elétrico 15. Quem vai de comboio deve descer na estação de Belém. Também é possível ir de barco e descer na estação fluvial de Belém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here