NIF português: por que é importante ter um

0
629

A partir do momento que você se torna um residente em Portugal, você irá precisar de um número NIF. Numa linguagem simples, o Número de Identificação Fiscal (NIF) é como o CPF no Brasil e um dos documentos mais usados por quem mora no país.

O NIF português é utilizado para fins fiscais, quando você paga impostos ou faz compras oficiais em Portugal. Qualquer pessoa que esteja morando no país, mesmo que por um curto período de tempo, precisa ter esse número. Ele não é um requisito legal, mas é indispensável para quem quer realizar atividades como comprar imóveis, abrir uma conta bancária, obter crédito, qualquer tipo de contrato de serviço como telefone ou internet ou mesmo um trabalho.

Como solicitar o NIF?

Assim que o imigrante chegar em Portugal, ele deve procurar uma Loja do Cidadão ou um balcão de atendimento da Autoridade Tributária ou Aduaneira para fazer gratuitamente seu NIF, e não é difícil conseguir um. Basta apresentar o passaporte e ir acompanhado de alguém com residência legal – pode ser um cidadão português ou estrangeiro que more há mais de seis meses em Portugal.

O NIF também pode ser solicitado fora de Portugal. Uma solução é comprar uma propriedade e obter um número temporário através de um advogado português ou de um representante fiscal com sede em Portugal. Quem mora fora da União Europeia pode, também, fazer um investimento através do programa Golden Visa e solicitar um número NIF português.

Precisa de uma assessoria jurídica especializada?

O Vida Portugal ajuda! Entre em contacto connosco e iremos recomendar Advogados com experiência e especializados em Direito Migratório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here