Oceanário de Lisboa: um mundo marinho a ser descoberto

0
273
Fonte: Tripadvisor Pedro Pina

Lisboa tem vários pontos turísticos e é até difícil montar um roteiro que inclua todos, mas um local que com certeza não pode ficar de fora da rota de quem passa pela cidade, especialmente acompanhado de crianças, é o Oceanário de Lisboa. Considerado uma das atrações mais visitadas da Europa, o Oceanário de Lisboa recebe por ano, em média, um milhão de visitantes de vários países e ganhou em 2017, pela segunda vez, o título de Melhor Aquário do Mundo pela Travelers’ Choice do TripAdvisor, maior site de viagens do mundo.

Prepare a máquina fotográfica, porque é impossível não querer registrar cada pedacinho desse universo aquático. O Oceanário é o segundo maior do planeta, com uma vasta coleção de espécies marinhas, aves, mamíferos e peixes. São mais de 22 mil metros quadrados de área total e mais de 8 milhões de litros de água que cerca de 30 aquários. Lá é possível encontrar mais de 500 espécies diferentes de animais marinhos.

Fonte: Oceanário de Lisboa

A atração mais famosa e surpreendente do Oceanário de Lisboa é o Aquário Central, com mais de 5 milhões de litros, que representa o Oceano Global, com suas várias espécies de peixes, incluindo tubarões, barracudas, arraias e pequenos peixes tropicais. Há, ainda, quatro diferentes aquários que representam os habitats marinhos do Atlântico Norte (que banha a costa do Arquipélago dos Açores), do Oceano Antártico, do Pacífico temperado e do Índico tropical. Separados do aquário central por grandes painéis de acrílico estrategicamente colocados, tem-se a sensação de estar diante de um único aquário, mostrando a diversidade que habita os oceanos e a função de cada um no equilíbrio e evolução da vida marinha no planeta.

Mais que um passeio bem divertido, o Oceanário de Lisboa proporciona uma experiência educativa e interativa, principalmente para as crianças, ajudando os pequenos a formarem uma consciência ambiental e a conhecerem melhor o planeta.

Além de entreter os visitantes, o Oceanário desenvolve as principais pesquisas marinhas de Portugal e o maior programa de educação ambiental do país, financiado e colaborando com várias instituições em projetos de conservação dos oceanos.

Fonte: Oceanário de Lisboa

Como Chegar

O Oceanário de Lisboa fica no Parque das Nações e não é difícil chegar até ele. A região é bem servida de um sistema de transportes públicos articulados na estação do Oriente. Por lá passam metrô (linha vermelha), ônibus e todos os comboios da Linha de Sintra (Amadora e Campolide) e Linha do Norte. As linhas de ônibus que passam na estação do Oriente são: 5, 25, 28, 44, 708, 750, 759, 782, 794.

Preço e horários

O Oceanário de Lisboa pode ser visitado das 10h às 20h, sendo a última entrada às 19h, até o dia 29 de outubro, quando entra o horário de inverno. A partir dessa data, o espaço fica aberto até às 19 horas e o horário da última entrada é às 18h.

O ingresso pode ser comprado pela internet no site do Oceanário com preço mais barato. Crianças de até três anos não pagam ingresso.

Os preços para compra no local para a exposição permanente são:
  • 10 euros para crianças entre 4 e 12 anos;
  • 15 euros para pessoas entre 13 e 64 anos,
  • 10 euros para maiores de 65 anos,
  • 39 euros para famílias com 2 adultos e 2 crianças até 12 anos. Criança extra para 6,10 euros.
Para visitar a exposição permanente e temporária, os preços são:
  • 12 euros para crianças entre 4 e 12 anos;
  • 18 euros para pessoas entre 13 e 64 anos;
  • 12 euros para maiores de 65 anos;
  • 47 euros para famílias com 2 adultos e 2 crianças até 12 anos. Criança extra para 6,10 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here