Você sabe por que os portugueses são chamados de lusitanos?

0
1214

Você com certeza já ouviu alguém se referir aos portugueses como lusitanos. É preciso mergulhar na vasta história portuguesa para entender o porquê do termo.

Os lusitanos constituíram um conjunto de povos ibéricos pré-romanos de origem indo-europeia, formados por tribos que habitaram a porção oeste da península Ibérica desde a Idade do Ferro. Cerca de 30 antes de Cristo, na sequência da invasão romana, foi criada a província da Lusitânia no território que hoje correspondente a grande parte da atual Portugal.

A região foi chamada de Lusitânia durante um bom tempo, até que, a partir do século IX, lá entre os anos 930 e 950, passou a ser chamada de Condado de Portucale. Esse era o nome de uma cidade situada perto da foz do rio Douro. Acredita-se que “Porto de Cale” seja um nome híbrido formado pelo termo latino Portus (porto) e o grego kalós (belo), resultando em algo como “Porto Belo”.

O Reino de Portugal foi estabelecido apenas alguns séculos depois, em 1139, e sua independência foi reconhecida em 1143. Já no ano de 1297, com o Tratado de Alcanizes, foram definidas as suas fronteiras, o que dá a Portugal o título de mais antigo Estado-nação da Europa.

A Monarquia seguiu no poder até 1910, mas a primeira República Portuguesa logo deu lugar à ditadura militar em 1926. O regime autoritário durou até 1974, quando a Revolução dos Cravos instaurou a democracia representativa. Com isso, as províncias ultramarinas de Portugal, como Angola e Moçambique, também se tornaram independentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here