Seguro de carro: aprenda como funciona e como obter o mais barato

2
356

Em Portugal, o veículo não pode circular em vias públicas sem seguro de carro, por isso, após adquirir ou trocar de carro, o próximo passo é garantir que ele esteja protegido para poder rodar sem problemas.

As seguradoras portuguesas são supervisionadas pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). No site da ASF, dá para consultar a lista de empresas e mediadores de seguros legalizados.

O que varia o preço do seguro automóvel?

  • Idade e experiência: Por exemplo, um condutor com mais de 45 anos e com a carta de condução há vários anos representa um menor risco para a seguradora que um jovem de 18 anos, por isso, o seguro tende a ser mais baixo para ele.
  • Histórico do condutor: Se o condutor já tiver estado em vários acidentes de sua responsabilidade, o preço do seguro vai aumentar de acordo. O contrário também se aplica.
  • Região de residência: Um condutor residente numa zona urbana (ou seja, com mais trânsito e probabilidade de sinistralidade) paga um preço de seguro superior a um indivíduo que conduz numa zona rural.
  • Franquia: é o valor suportado pelo tomador de seguro/condutor em caso de acidente. No fundo, a franquia permite ao contratante do seguro pagar um preço menor uma vez que este se responsabiliza por uma parte do prejuízo. A franquia pode ser um valor fixo ou uma percentagem do valor do dano ou do capital seguro.

Cobertura obrigatória

O pacote básico obrigatório é o Seguro Automóvel de Responsabilidade Civil, também chamado de seguros contra terceiros, que cobre danos corporais e materiais a terceiros e às pessoas transportadas, com exceção do condutor do veículo.

Quando o carro é novo e financiado, é preciso contratar também a cobertura de danos próprios, que o protege em caso de sinistro. O seguro de danos próprios cobre os danos sofridos pelo veículo segurado, mesmo nas situações em que a responsabilidade do acidente é do condutor.

Cobertura opcional

Além dessas duas, há várias outras coberturas que podem ser adicionadas ao seguro. É importante saber bem o que fica protegido e o que fica de fora, as franquias e o que está disponível para o condutor em caso de acidente. As principais coberturas são:

  • Seguro de acidentes pessoais – protege o condutor em caso de acidente provocado por ele;
  • Proteção Jurídica – confere a cobertura dos honorários de um advogado na representação dos interesses do segurado, assim como de todas as despesas associadas a um processo judicial ou administrativo;
  • Assistência em viagem – esta cobertura geralmente é incluída nas propostas de seguro, mas é importante ter atenção ao que ela cobre. É comum que ela envolva o reboque do carro em caso de avaria ou acidente, por exemplo, mas nem sempre oferece carro reserva;
  • Quebra isolada de vidros – mesmo sendo uma das partes mais frágeis do carro, a troca de um vidro quebrado é um investimento caro, por isso, é importante considerar uma cobertura para uma eventual quebra;
  • Furto ou roubo, incêndio, raio ou explosão, vandalismo e fenômenos da natureza – Algumas coberturas oferecem essa proteção extra, caso o condutor queira.

Pagamento

A grande parte dos seguros de automóvel é calculada por um valor anual, mas algumas companhias oferecem pagamento semestral, trimestral ou mensal. Essas opções costumam tornar o valor final mais caro, por isso, é importante colocar tudo no papel para ver se vale a pena.

Como escolher o seguro de carro

  • Liste as várias seguradoras do mercado para ter o máximo de alternativas;
  • Pesquise na internet as ofertas e coberturas das seguradoras;
  • Faça uma simulação do seguro online nos sites das seguradoras e depois compare os preços. Para simplificar a sua vida, o Vida Portugal procurou um modo mais fácil de obter simulações e comparar todas as ofertas de seguro automóvel do mercado. Acesse o site Deco Pro Teste ou o site Compare o Mercado para fazer a sua simulação. Vai facilitar muito sua tarefa! Algumas seguradoras oferecem até promoções temporárias bastante atrativas.
  • Negocie ao máximo. Geralmente é possível conseguir mais descontos;
  • Se o seguro for para mais de um veículo, proteger todos pela mesma seguradora pode garantir preços melhores;
  • Se for possível, pague todo o valor de uma vez.

Veja também: Como alugar veículo em Portugal

Precisa de uma assessoria especializada na compra de imóveis ou um aconselhamento especializado em Direito Migratório? O Vida Portugal tem o maior prazer em ajudar. Entre em contato conosco!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here