Seguro de casa: aprenda como funciona e como obter o mais barato

0
347

O seguro de casa, ou seguro multirriscos habitação, é essencial para cobrir os riscos associados à residência como incêndio, explosão, tempestade, inundação ou até mesmo tremor de terra. A proteção é obrigatória para habitações compradas com empréstimo bancário.

O seguro habitação pode cobrir apenas as paredes do imóvel, o seu conteúdo (chamado de recheio) ou os dois. A proteção conjunta de paredes e recheio vale a pena para quem é proprietário da casa onde reside. Se está na condição de inquilino num imóvel, a proteção das paredes é responsabilidade apenas do proprietário, mas poderá contratar um seguro para cobrir os bens (recheio) do senhorio para garantir o pagamento futuro de danos no mobiliário da habitação, caso ocorram.

As apólices de seguro de habitação oferecem várias coberturas e o tomador do seguro deve escolher qual é a apólice mais apropriada para fazer face aos riscos identificados. Os seguros multirriscos têm normalmente um conjunto de coberturas pré-determinadas, sendo outras opcionais. O prêmio é calculado em função das coberturas contratadas que geralmente envolvem proteção contra:

  • incêndio (este seguro cobre o risco de danos provocados no imóvel por incêndio e é obrigatório para edifícios em regime de propriedade horizontal. Ele deve cobrir cada fração autônoma assim como as partes comuns do edifício);
  • queda de raio ou explosão;
  • danos por água;
  • furto ou roubo;
  • tempestades;
  • inundações;
  • responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (no caso de necessidade de indenização de terceiros por danos causados);
  • privação temporária da habitação;
  • demolição e remoção de escombros;
  • aluimento de terras;
  • pesquisa de avarias;
  • danos estéticos;
  • assistência ao lar;
  • riscos elétricos.

Antes de contratar o seguro habitação, é muito importante se informar sobre todos os riscos cobertos e os não cobertos, as coberturas facultativas, as opções de franquias que permitem baixar o preço do seguro e as possíveis promoções que interferem no valor ou no serviço oferecido.

Também é fundamental fazer simulações em diferentes bancos e companhias de seguro para avaliar se o preço oferecido está realmente atrativo. Contudo, preço não é tudo! É preciso descobrir se o seguro atende às necessidades do contratante. Para simplificar a sua vida, o Vida Portugal procurou um modo mais fácil de obter simulações e comparar todas as ofertas de seguro multirriscos do mercado. Acesse o site Deco Pro Teste ou o site O comparador para fazer a sua simulação. Vai facilitar muito sua tarefa!

Como calcular o capital seguro

O capital seguro do imóvel é o valor do patrimônio que será informado para a seguradora. Ele deve corresponder ao custo de reconstrução, incluindo partes como telhado, escadas, garagens e outras áreas comuns. Para determiná-lo, é preciso saber a área do imóvel (estas medidas estão no título constitutivo ou no contrato de compra e venda). Multiplique a área total pelo valor do seu concelho.

Já para a avaliação do recheio, o valor do capital seguro deve ser o custo de substituição dos bens. Nesse sentido, faça uma lista de todos os objetos presentes na casa (e que quer segurar) e verifique qual seria o valor que poderia obter caso fosse sua intenção vendê-los. Antiguidades, obras de artes, aparelhos de som e imagem, joias são considerados como bens mais raros ou valiosos e devem ser corretamente descritos, avaliados e identificados, se possível através de fotografia. É importante guardar toda a documentação (por exemplo, os recibos de compra) que comprove a existência dos bens seguros.

As companhias calculam o preço do seguro multiplicando as suas tarifas pelo valor dos bens e o valor a ser pago pode aumentar ou diminuir de acordo com o tipo de habitação, o estado de conservação e a idade do edifício.

Precisa de uma assessoria especializada na compra de imóveis ou um aconselhamento especializado em Direito Migratório? O Vida Portugal tem o maior prazer em ajudar. Entre em contato conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here