Turismo no inverno: Conheça a Serra da Estrela

0
524

Nem só de praia e calor vive o turismo lusitano. O inverno português oferece passeios imperdíveis e inesquecíveis, com cenários deslumbrantes e diversão garantida. É assim, por exemplo, na Serra da Estrela, a paisagem de neve mais famosa de Portugal.

Localizado entre Celorico da Beira, Guarda, Covilhã, Seia e Gouveia e a cerca de 300 quilômetros de Lisboa, o Parque Natural da Serra da Estrela é uma área de 101.060 hectares, divididos entre o distrito de Castelo Branco e Guarda, e abriga a montanha mais alta de Portugal Continental, com seu pico de 1.993 metros.

Quem é fã de neve e não se incomoda com temperaturas que beiram 0 grau, janeiro e fevereiro são os melhores meses para visitar a Serra da Estrela, quando a paisagem fica branquinha, coberta de neve. A época também é boa para a prática de esqui, já que o parque possui a única estância de esqui natural de Portugal e várias pistas para o esporte, com diferentes níveis de dificuldade e instrutores para ajudar os novatos, além de equipamentos para aluguel.

O caminho até a serra é cercado por várias vilas que também valem o passeio. Lá estão as 12 Aldeias Históricas de Portugal, incluindo Linhares da Beira, Belmonte (onde nasceu Pedro Álvares Cabral), Piódão e a aldeia conhecida como a mais portuguesa de Portugal: Monsanto.

Além de um dos pontos turísticos mais importantes do país, a cadeia de montanhas que abriga a Serra da Estrela é fundamental na questão hidrológica, já que suas nascentes alimentam os rios Douro, Mondego e Tejo, ou seja, abastecem as cidades do Porto, de Coimbra e de Lisboa. A região foi protegida pelo Instituto de Conservação da Natureza em 1976, por ser rica em espécies biológicas e para evitar ameaças de ocupação de espaço.

Gastronomia

Outro item que torna a Serra da Estrela famosa nacionalmente é o seu queijo. É possível encontrá-lo por toda a região, já que ele é bastante apreciado por quem visita a serra. É um queijo de ovelha curado de fabricação artesanal, de pasta semimole, sabor forte e amanteigado, obtido pelo esgotamento lento da coalhada após coagulação do leite de ovelha cru. Geralmente é produzido entre novembro e março e o seu período de maturação dura, no mínimo, 30 dias. O consumo é feito cortando a parte superior em forma de tampa e o recheio pode ser passado no pão ou na torrada.

Além do queijo, a região também serve pratos de cabrito e borrego e enchidos que são de encher os olhos e a boca.

Cão da Serra da Estrela

Outra atração da Serra da Estrela é seu cão. Antigamente, eles tinham a função de proteger pastores e rebanhos, defendendo-os de lobos ou outros animais. Na região é possível visitar várias quintas de criadores certificados, que mantêm a raça pura. Os animais são famosos por terem pelos fofinhos e serem dóceis com os donos, ideais para a convivência com crianças.

Como chegar

Quem está de carro e sai com destino a Serra da Estrela pode seguir:

  • De Lisboa: autoestradas A1 e A23;
  • Do Porto: autoestradas A1 ou A25;
  • De Faro: autoestradas A2 ou A23.

As estradas são de boa qualidade e o caminho traz belas paisagens, com recuos para parar o carro e registrar o momento com segurança. O carro também facilita o deslocamento entre as aldeias. Vale a pena alugar um veículo para rodar toda a região.

Uma dica importante: Se optar por ir de carro, leve correntes de tração para colocar nos pneus do automóvel. Fique atento ao nível de gasolina e mantenha o tanque o mais cheio possível, pois não há postos no maciço central da Serra. Por fim, coloque anti-gelo no radiador para evitar problemas.

Também há linhas de trem (comboio) e ônibus que vão para a região, basta seguir até a cidade de Covilhã e pegar um táxi até o local onde ficará hospedado.

Hospedagem

A Serra da Estrela possui aproximadamente 150 locais de hospedagem, entre hotéis, albergues, chalés e pousadas nas aldeias. Os meses de inverno são de alta temporada e os preços costumam ser mais altos. Na primavera, é normal as diárias baixarem consideravelmente. A estação também é boa para quem não gosta do frio intenso e ainda dá para curtir um pouco da neve.

As maiores cidades da Serra da Estrela são Covilhã e Guarda, as únicas onde dá para chegar de trem ou ônibus. Já Manteigas é menor, mas está localizada no meio da Serra, o que facilita o trajeto para atrações como a Torre e a estação de esqui. Sabugueiro é pequena, porém a mais alta vila de Portugal, a 1.051 metros de altitude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here