Torre de Belém: um passeio pela história

0
277

Belém é um cantinho charmoso de Lisboa que abriga vários monumentos de tirar o fôlego e uma parada obrigatória para quem viaja para Portugal é a Torre de Belém, um dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO desde 2007 e considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal(®).

Às margens do Tejo, a Torre de Belém foi construída entre 1514 e 1520 como uma fortaleza defensora na entrada do porto de Lisboa pelo rio, durante o reinado de D. Manuel I, o Bem-Aventurado. A Torre também marca o ponto de partida das expedições lusitanas até à Ásia, África e América, por isso, traz vários elementos que fazem referência ao período das navegações.

Francisco de Arruda, arquiteto e escultor responsável pelo projeto, construiu o monumento em estilo manuelino. Como ele já tinha trabalhado em várias fortalezas em Marrocos, acabou dando alguns toques árabes à construção. Por dentro, a Torre é composta por cinco andares, que contam com sala do governador, sala dos reis, sala das audiências, capela e o terraço da Torre, de onde se tem uma vista incrível de Lisboa.

Além de curtir 500 anos de história ao visitar o ponto turístico, outra programação convidativa é ir até os jardins da Torre de Belém e aproveitar o momento para relaxar ou para fazer um belo piquenique. Também é possível dar alguns passos e apreciar os deliciosos pasteis de Belém, que ficam pertinho da Torre.

Horários e Preço

A Torre de Belém abre de terça a domingo. De Outubro a Abril, o monumento fica aberto para visitação das 10h às 17h30, sendo a última entrada às 17 horas. Já entre Maio e Setembro, o horário de funcionamento é das 10h às 18h30, com última entrada às 17 horas.

O bilhete individual custa 6 euros. Também é possível comprar um bilhete para visitar a Torre, o Mosteiro dos Jerónimos e Museu Nacional de Arqueologia pelo valor de 12 euros.

Algumas pessoas possuem descontos na aquisição do bilhete. São elas:
  • Maiores de 65 anos: 50% de desconto.
  • Família com 2 adultos, no mínimo 2 filhos (ou equiparados) menores de 18 anos: 50% de desconto.
  • Residentes em Portugal possuem entrada livre aos domingos e feriados, das 10h às 14h.

Como chegar

Como o nome diz, a Torre fica em Belém, com acesso muito fácil. Por lá passam ônibus das linhas: 727, 28, 729, 714 e 751, além do elétrico 15. Quem optar por ir de comboio, desce na estação de Belém. Dá até para ir de barco, desembarcando na estação fluvial de Belém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here