Veja o que Portugal tem de bom

0
381
Photo by Tim Stief

Berço de colonizadores e desbravadores de quase meio mundo – literalmente -, Portugal guarda segredos e cenários que encantam e surpreendem. Para além de sua gastronomia, seus vinhos e azeites, famosos mundialmente, este pequeno país ganha os holofotes internacionais das mais diferentes formas, seja por nomes como Cristiano Ronaldo e José Mourinho no futebol, ou pelos avanços nas áreas tecnológicas, de saúde e da educação universitária.

As belezas de Portugal se estendem por todo o seu território — capital, interior, litoral e ilhas dos arquipélagos de Açores e da Madeira, e conquistam turistas de todo o mundo. Em 2016, 44,4 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos portugueses, um aumento de 14,2% em relação ao ano anterior.

Cercado pelo Oceano Atlântico de Norte a Sul, é no litoral que está concentrada boa parte dos 10,6 milhões de habitantes, especialmente nas cidades de Lisboa e Porto, as duas maiores. O país tem uma excelente localização geográfica, sendo ponto de encontro entre três continentes: Europa, África e América, o que o coloca como ponto estratégico para as rotas internacionais mais importantes e plataforma de negócios interessantes para o Oriente e o Ocidente, além de uma considerável porta de entrada no espaço Schengen.

A capital, Lisboa, está a apenas duas horas e meia de Paris e Londres se a viagem for de avião. Também leva duas horas para chegar de Lisboa ao Porto ou Faro, as principais cidades do Norte e do Sul do país, pela rede rodoviária. Enquanto um voo de São Paulo a Amsterdam demora quase 12 horas, até Lisboa são 9h.

O clima em Portugal é mediterrâneo e menos rigoroso que nos demais países da Europa, o que significa invernos menos frios, apesar de geralmente ter neve no Norte do país. As temperaturas costumam subir antes de o resto do continente sair da época de frio intenso e o calor é garantido no verão.

Falando em Economia, Portugal é membro da União Europeia (antiga Comunidade Econômica Europeia) desde 1986 e faz parte do Sistema Monetário Europeu, utilizando a moeda única europeia, o Euro. De acordo com o Banco Mundial, Portugal é a 43ª maior economia do mundo, com uma das maiores taxas de crescimento do PIB nos últimos 40 anos entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O país é o terceiro mais pacífico do mundo, segundo o Global Peace Index (Índice Global de Paz – GPI) 2017 e o 29º com menor percepção de corrupção.  Em 2017, a cidade do Porto bateu grandes capitais europeias como Paris, Londres e Madrid e foi eleita, pela terceira vez, o melhor destino europeu pelo European Best Destinations.

Esses fatores, aliados à segurança, infraestrutura de logística bem estabelecida, sistemas avançados de comunicação e um ambiente econômico amigável e otimista são alguns dos motivos pelos quais tem sido cada vez maior o número de pessoas que escolhem o país para morar e a quantidade de empresas que estão investindo em Portugal.

A população portuguesa é um charme à parte. Os lusitanos são conhecidos pela hospitalidade e pelo amor aos brasileiros e à nossa cultura. Por lá eles consomem muitos produtos do entretenimento brasileiro, como músicas e novelas, o que dá ao país um gostinho de terras brasucas, mas num destino e contexto totalmente diferentes e surpreendentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here