Veja como será a chegada de 2018 em Lisboa, no Porto e no Algarve

0
226

A palavra “Réveillon” vem da língua francesa e significa despertar, acordar ou surgir. O termo era utilizado no século XIX como referência aos grandes jantares que aconteciam em noites especiais como Natal e o Ano Novo. Com o passar do tempo, outros países passaram a adotar o nome para representar a celebração da virada de ano e, assim, ele acabou se tornando oficial para as festas que acontecem na noite do dia 31 de dezembro.

Atualmente, a festa de virada de ano é uma das principais e mais aguardadas no mundo todo, seja para celebrar novos 365 dias ou para renovar a mente e os sonhos para o futuro, por isso, as cidades investem em programações especiais para o Réveillon e enchem as ruas de alegria e empolgação.

Em Portugal não é diferente e as principais cidades contam com eventos para todos os gostos, isso sem falar, claro, nos famosos shows pirotécnicos. Confira como será a chegada de 2018 em Lisboa, no Porto e no Algarve.

Lisboa

A Câmara de Lisboa já confirmou que nesta sexta-feira, 29, a fadista Ana Moura se apresenta no palco da Praça do Comércio. Já no dia 30 é a vez de Lura e Bonga e no último dia do ano estão programadas as apresentações de Marta Ren & The Groovelvets e Capitão Fausto, a partir das 22 horas.

A aguardada queima de fogos no Terreiro do Paço vai durar 12 minutos, ao som da música do duo Beatbombers (Stereossauro e DJ Ride). Logo após, vários artistas portugueses como Lena d’Água, Luís Portugal, Miguel Ângelo e Rui Pregal da Cunha, entre outros, vão se revezar no palco ao longo das primeiras horas de 2018, cantando hits do pop-rock português.

Vale lembrar que no dia 1 de janeiro as principais atrações turísticas de Lisboa estarão fechadas, bem como comércios e boa parte dos restaurantes. Para quem não quer ficar em casa no primeiro dia do ano, vale visitar os miradouros da cidade ou fazer uma caminhada pelos parques da Capital.

Porto

Assim como Lisboa, no dia 31 de dezembro o comércio e todos os pontos turísticos da cidade do Porto começam a fechar por volta das 18 horas e no dia 1 de janeiro quase nada funciona. Por isso, é importante se programar para comprar o que for necessário ou visitar os locais de turismo com antecedência e deixar a noite do dia 31 só para celebrar a chegada do ano novo.

A programação de Réveillon está recheada de atrações para quem está na cidade. A festa começa no sábado, 30, com a 24ª Corrida de S. Silvestre do Porto, que deverá reunir cerca de 15 mil pessoas e atletas de 34 nacionalidades. O evento esportivo começa e termina na Avenida dos Aliados e será seguido de um concerto do grupo de soul e funk HMB, que dará início à contagem regressiva para a chegada do novo ano.

A Avenida dos Aliados também será o palco principal da noite do dia 31 de Dezembro, com o tradicional espetáculo de fogos de artifício à meia-noite. A comemoração começa a partir das 22h30, com apresentação da cantora Aurea e o grupo Amor Electro fará o primeiro show de 2018, a partir das 00h20. A cidade contará, ainda, com mais dois palcos alternativos, um no Largo do Amor de Perdição (Cordoaria) e na Praça dos Poveiros.

Algarve

Apesar do inverno europeu, a temperatura no Algarve costuma ser acima da média de outros destinos da Europa nesta época do ano, o que atrai muita gente de Portugal e até de outros países do continente para a região na passagem de ano.

Para receber os turistas, os hotéis da região preparam pacotes especiais que incluem estadia e animadas festas na noite de Réveillon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here